novembro, 2022

17nov(nov 17)9:30 pm03dez(dez 3)10:50 pmDiálogos com um Calendáriode Veronika Boutinova

Detalhes do Evento

Um solitário dialoga com a mulher semi-nua de um calendário erótico preso na sua cozinha. A jovem, originária de África (qualquer semelhança entre as palavras proferidas pela actriz e o seu país de origem, é pura coincidência), logo se transforma para implorar ao homem que case com ela, a fim de facilitar a obtenção de nova nacionalidade num país europeu, onde possa viver pacificamente com o seu filho.
Quem é esta mulher ? Uma fantasia? Um corpo de verdade? A memória de uma paixão que o homem quer esquecer apesar das suas promessas de casamento?
Sim, o filósofo careca e Natalina tiveram um amor forte, um amor louco, mas voltando a casa, o europeu vira costas ao altruísmo, demasiado preocupado com a sua liberdade, exibindo a imagem do seu remorso.
Pelo meio, outras mulheres – ou a mesma mulher, em momentos diversos da sua vida dura? – povoam o tempo e o espaço de dois solitários.
Mulheres que tentam afirmar o seu empoderamento num mundo hostil, onde o sexo é a pedra de toque dos relacionamentos – tantas vezes dinamitados – e do poder.

Texto Veronika Boutinova
Tradução Joana Caspurro
Cenografia e figurinos Pedro Fazenda
Encenação Figueira Cid
Assistente de encenação Elsa Pinho
Com Danilsa Gonçalves, Duarte Banza e Apollo Neiva
Desenho de luz Duarte Banza
Operação de luz e som Henrique Martins
Fotografia Luís Cutileiro

46ª Produção a bruxa TEATRO
Coprodução Câmara Municipal de Évora
Estrutura financiada por República Portuguesa – Cultura e DGArtes
Apoios IEFP, Direcção Regional de Cultura do Alentejo, PédeXumbo, Diana FM

Diálogos com um Calendário
de Veronika Boutinova

17 de novembro a 3 de dezembro
a bruxa TEATRO . rua do eborim . espaço celeiros . Évora
21h30

Duração: 01h20  Faixa Etária: M/18

Mais

Hora

Novembro 17 (Thursday) 9:30 pm - Dezembro 3 (Saturday) 10:50 pm

Organizador

A bruxa TEATROA dramaturgia contemporânea é a base das produções/criações da 'a bruxa TEATRO' ('abT'). Questão que levanta muitas interrogações: afinal, o que é contemporâneo? Se contemporaneidade significa actualidade, significa tudo que se faz nesta nossa época, e de que época falamos? Desta década ou deste século? Quem determina o prazo e a duração do período considerado contemporâneo? Questões pertinentes para respostas difíceis e, provavelmente, inconclusivas. ​ O projecto 'abT' assenta na divulgação, pesquisa e exploração da mais recente dramaturgia contemporânea. A produção/criação teatral é o nosso domínio por excelência. Logo, as actividades propostas situam-se, exactamente, nesse campo do fazer teatral. Desde logo, a diferença, estilística e estética dos autores escolhidos. Com uma escrita diversificada e um posicionamento igualmente diverso sobre o fenómeno teatral, conferem ao projecto a diferença que a 'abT' tem procurado, ao longo destes quase dezanove anos de actividade ininterrupta. ​ No fundo um teatro político, poético e humano.(+351) 266 747 047 R. Eborim ex-celeiros da EPAC, Évora 7000-659

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X
X