maio, 2024
13mai(mai 13)10:00 am15(mai 15)5:00 pmA respiração do atorFormação · Michel Raji e Baal17
Detalhes do Evento
A formação “A respiração do ator” é promovida pela Baal17, no âmbito do projeto CA – Cultura Viva e tem como objetivo a formação regular da equipa da
Detalhes do Evento
A formação “A respiração do ator” é promovida pela Baal17, no âmbito do projeto CA – Cultura Viva e tem como objetivo a formação regular da equipa da Companhia, sendo igualmente aberta a profissionais de outras estruturas artísticas. No seguimento daqueles que são os objetivos do projeto CA – Cultura Viva, a formação pretende igualmente qualificar o território e os seus agentes (profissionais ou não) das artes, sendo também a eles dirigida esta ação.
Sobre a formação:
Aos ritmos da respiração, das energias gestuais e vocais, iremos onde o sopro ativa o movimento, onde o ato de se mover livremente se manifesta por palavras e por gestos.
A dinâmica pelo sopro, permite-nos encontrar essa ligação vital entre o tempo do ato e o espaço da ação.
Na prática, utilizaremos o nosso corpo em jogo, o seu esqueleto, músculos, tendões e ligamentos, para nos ancorarmos melhor.
A pélvis, o estômago, o peito, o pescoço e a cabeça serão os lugares de onde emana a vida de cada respiração, de cada som vocalizado e de cada gesto.
Sobre o formador:
Michel Raji nasceu em Marrocos e vive em França desde os 12 anos de idade. Bailarino e coreógrafo, formado em técnicas clássicas e contemporâneas, criou em 1985 o seu próprio caminho, a que chama “Coreosofia”, a passagem do físico ao metafísico. Michel Raji baseia o seu trabalho na pulsação infinita da respiração. Uma pulsação que se sintoniza no espaço e no tempo da prática, e se harmoniza através dos gestos e da voz, para depois se desdobrar numa dança dinâmica e circular.
A respiração do ator
Formação · Michel Raji e Baal17
13, 14 e 15 de Maio
Cineteatro Municipal de Serpa
10:00 – 17:00
Duração: 3 dias
Faixa Etária: M/Todos
Mais
Hora
13 (Monday) 10:00 am - 15 (Wednesday) 5:00 pm
Organizador
Alma d'ArameFundada em 2006, a Alma d’Arame desenvolve a sua atividade no Alentejo, especialmente no Município de Montemor-o-Novo onde somos participantes ativos no panorama cultural e artístico. Acreditamos com fervor na essência que fundamenta este projeto: dar alma às almas d’arame. Pretendemos contribuir para a divulgação das artes cénicas, com particular destaque para o teatro de marionetas. O percurso desta Associação Cultural pauta-se pela criação, programação, formação e colaboração criativa com entidades locais, nacionais e internacionais. Todos os anos, a Alma d’Arame estreia novas criações. Largo Machado dos Santos Nº15 Montemor-o-Novo