junho, 2022

Detalhes do Evento
O que é o TAN TAN TANN? O nome deste projeto foi estudado a partir das palavras, tanoeiro, tanoaria, e o som TANN. Assim
Detalhes do Evento
O que é o TAN TAN TANN?
O nome deste projeto foi estudado a partir das palavras, tanoeiro, tanoaria, e o som TANN. Assim nasceu o nome TAN TAN TANN, que vai já para a sua sexta edição em 2022.
O projeto TAN TAN TANN une públicos a um evento transdisciplinar onde a arte ancestral da Tanoaria se funde com a arte contemporânea. É devolver um lugar ancestral da comunidade a partir das práticas artísticas. Um potencial catalisador de novos meios de turismo e fixação das populações.
Um festival que envolve a cidade e a aproxima a sua comunidade com um sentido de pertença quer às artes, quer ao seu património.
Estar numa tanoaria em funcionamento é aproximar e relacionar a arte da tanoaria com as suas gentes. É poder garantir a sua continuidade, é poder acolher novos conhecimentos e novas reflexões para as práticas artísticas. Podendo no futuro ser um espaço para a criação e difusão de novas linguagens artísticas
TAN TAN TANN, um lugar onde o passado lança o futuro para a expansão de um território artístico, cultural, museológico, ambiental e turístico.
PROGRAMA
17 de Junho
CONSERVANDO MEMÓRIA
el patio teatro
Uma viagem aos meus avós e o desejo de guardar e preservar as suas memórias. Aparentemente não existe nada de extraordinário nas sua vidas e é exatamente isso que foi extraordinário para mim. Que ingredientes uma vida precisa de ter para ser extraordinária?
O pátio é uma companhia de Espanha que tem como lugar de encontro, de reflexão, de escuta, de busca, de mundos e linguagens sob várias formas que acima de tudo que procuram falar de nós.
SONHO QUE NÃO SE PODE QUEBRAR E NÂO SE PODE QUEBRAR E NÃO SE PODE…
a.ves
Sendo o corpo confluência, carne e juízo, jogo prescrito, risco, casa, de sejo aberto à carícia da mão que pinta a pele poro a poro, procuramos medida para nele habitar, sem receio nem rancor. Assim se move o cor po pelo espaço, cruza o canal de água perpendicular, perguntando o seu lugar, enquanto calculamos seus contornos esgaçados na luminescência fosfórea.
a.Ves cresceu pelo sopé da serra d’Aire. Desenvolvem o seu trabalho nas áreas da performance e poesia, debruçando-se sobre temas como Empatia, Queerness, Herança e Contaminação.
18 de junho
KING KONG QUEM É O MONSTRO
alma d’arame
King Kong foi o primeiro filme com um monstro gigante que nasceu no cinema. Para este filme, foram utilizados bastantes efeitos especiais. King Kong faz parte da nossa cultura comum, o mito do selvagem livre, de natureza desconhecida. O monstro contra a civilização. O puro contra o lucro!
Alma d’Arame trabalha a interdisciplinaridade de vários programas e projetos do teatro de manipulação de marionetas e objetos, desde a téc nica tradicional a técnicas mais modernas e tecnológicas
ARNAU OBIOLS
performer / músico
Obiols canta canções que aprendeu com madrinhas e pesquisas, toca vários outros instrumentos que nos transportam aos ancestrais Pire néus e é acompanhado pelas suas próprias gravações realizadas na na tureza. Uma arte primitiva e nova ao mesmo tempo.
Arnau Obiols compositor Basco tem-se dedicado à renovação da tradição musical dos territórios de língua catalã. Tem participado em vários projetos do cinema à dança e ao jazz. Atualmente continua ativo com a participação em diversos projetos, bem como com o ensino musical e o ativismo cultural.
TAN TAN TANN 6º FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES PERFORMATIVAS CONTEMPORÂNEAS 17 e 18 de Junho TANOARIA JOSAFER Faixa Etária: M/12
Mais
Hora
17 (Friday) 11:15 am - 18 (Saturday) 10:15 pm
Organizador
Imaginar do GiganteÉ uma estrutura criativa de serviços artísticos e culturais, tendo como principais áreas de atuação as artes performativas contemporâneas para crianças. A nossa linha de trabalho tem explorado novos processos criativos, de textos a novas imagens, no campo da estética teatral para crianças. Acreditamos no laboratório artístico para crianças e na investigação sobre estéticas artísticas que possam abordar os fundamentos básicos da liberdade, o nosso maior tesouro da imaginação, de crescer a brincar. Acreditamos que o estudo de novas modalidades estéticas híbridas e imersivas, ambientais e tecnológicas poderão transformar o que chamamos de criança do futuro. A nossa equipa central tem trabalhado com crianças em vários locais de Portugal, São Tomé e Príncipe, Mali, Guiné-Bissau, Moçambique, entre outros países. Prestamos um serviço público com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de educação artística e de formação teatral bem como aproximar as crianças às artes performativas contemporâneas.