junho, 2023

16jun9:30 pmTAN TAN TANN – 7º Festival Internacional de Artes Performativas Contemporâneas . 2023IMAGINAR DO GIGANTE

Detalhes do Evento

O que é o TAN TAN TANN? O nome deste projeto foi estudado a partir das palavras, tanoeiro, tanoaria, e o som TANN. Assim nasceu o nome TAN TAN TANN, que vai já para a sua sétima edição em 2023.
O projeto TAN TAN TANN une públicos a um evento transdisciplinar onde a arte ancestral da Tanoaria se funde com a arte contemporânea. É devolver um lugar ancestral da comunidade a partir das práticas artísticas. Um potencial catalisador de novos meios de turismo e fixação das populações.
Um festival que envolve a cidade e a aproxima a sua comunidade com um sentido de pertença quer às artes, quer ao seu património.
A programação consistiu num programa interdisciplinar de performances contemporâneas para o público jovem, que se realizou no espaço vivo da oficina da tanoaria Josafer, em funcionamento na cidade de Esmoriz.
Estar numa tanoaria em funcionamento é aproximar e relacionar a arte da tanoaria com as suas gentes. É poder garantir a sua continuidade, é poder acolher novos conhecimentos e novas reflexões para as práticas artísticas. Podendo no futuro ser um espaço para a criação e difusão de novas linguagens artísticas.
TAN TAN TANN, um lugar onde o passado lança o futuro para a expansão de um território artístico, cultural, museológico, ambiental e turístico.
Bem-vindos ao TAN TAN TANN 2023

Direção Artística: Pedro Saraiva Produção Executiva: Joana Sarabando e Cátia Lopes Apoio à Produção: João Amorim Fotografia de Cena: Mário Costa Design: Pedro Saraiva Apoio: Câmara Municipal de Ovar, Ovar Cultura, EIXO Aprendizagem Criativa, Junta de Freguesia de Esmoriz, Festas da Cidade de Esmoriz, Tanoaria Josafer, Antena 2, Rádio Nova, Jornal Público, Descampado Artistas Associados, ASSITEJ International Association of Theatre for Children and Young People

TAN TAN TANN – 7º Festival Internacional de Artes Performativas Contemporâneas . 2023
IMAGINAR DO GIGANTE

16 e 17 de junho
TANOARIA JOSAFER . Esmoriz . OVAR
21h30

Duração: 2 dias  Faixa Etária: M/12

Sabe mais AQUI

PROGRAMA

16 junho . sexta-feira
 
22h00 . NORMALMENTE E  VICE VERSA TEATRO DE OBJETOS
COMPANHIA TERCIO INCLUSO ES/FR 

A memória dos objetos é mais ampla do que a memória humana. Eles testemunharam emoções, situações e atos de pessoas que, ao tocá-los, encheram-nos de memórias.
Tercio Incluso trabalha o teatro visual e de objetos. O seu grande conceito junta as palavras com os objetos. Dessa combinação surgem misteriosas histórias.
 
23h30 . JOANA GUERRA MÚSICA
PERFORMANCE PT

A música da Joana trabalha paisagens musicais que refletem o seu desejo de experimentação acústica e de adoção de referências sonoras mais ousadas e de técnicas alargadas para o violoncelo. Ao longo da sua carreira tem estado envolvida, como compositora e performer, em vários projetos de outras áreas artísticas, da performance à dança.
Joana Guerra é compositora, cantora e improvisadora de vários instrumentos.
 
——————————————————————————————————————

17 junho . sábado
 
22h30 .  UM CLÁSSICO TEATRO/PERFORMANCE  
ASTA E VERA MANTERO PT

Um Clássico atravessa gerações. Um Clássico não se enquadra em nenhum estilo (e é possível que crie um estilo novo). Um Clássico é inovador (mas não era Um Clássico?). Um Clássico repercute-se na vida das pessoas e na vida das (outras) obras. Um Clássico é-nos familiar. Um Clássico nunca pára de dizer aquilo que tem para dizer. Um Clássico é inesgotável. Um Clássico produz efeitos nas consciências. Um Clássico revela. Um Clássico dura. É isto que nos propomos criar – Um Clássico.
A Asta - a sua identidade está assente numa cultura transdisciplinar, numa constante procura de novos métodos e linguagens. O seu trabalho é bastante diversificado, centrando-se em cinco eixos principais: Criações; Circulação; Programação/Festivais; Serviço Educativo e Projetos de Investigação.
 

23h30 . ADUFE E ELECTRÓNICA MÚSICA
PERFORMANCE PT

Este projeto procura trazer o adufe para uma tradição musical, a da música erudita, da qual tem estado apartado. Apesar de fazer parte do nosso imaginário coletivo como povo, mesmo fora das regiões de onde é autóctone, ficou sempre circunscrito, salvo uma ou outra situação excecional, à musica de tradição popular de onde é originário.

Mais

Organizador

Imaginar do GiganteÉ uma estrutura criativa de serviços artísticos e culturais, tendo como principais áreas de atuação as artes performativas contemporâneas para crianças. A nossa linha de trabalho tem explorado novos processos criativos, de textos a novas imagens, no campo da estética teatral para crianças. Acreditamos no laboratório artístico para crianças e na investigação sobre estéticas artísticas que possam abordar os fundamentos básicos da liberdade, o nosso maior tesouro da imaginação, de crescer a brincar. Acreditamos que o estudo de novas modalidades estéticas híbridas e imersivas, ambientais e tecnológicas poderão transformar o que chamamos de criança do futuro. A nossa equipa central tem trabalhado com crianças em vários locais de Portugal, São Tomé e Príncipe, Mali, Guiné-Bissau, Moçambique, entre outros países. Prestamos um serviço público com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de educação artística e de formação teatral bem como aproximar as crianças às artes performativas contemporâneas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X
X