março, 2023

18mar4:00 pm4:50 pmOS 3 PORQUINHOSJangada Teatro

Detalhes do Evento

Era uma vez três porquinhos, que viviam tranquilamente sem preocupações. Mas, um dia a mãe deixou de ter condições para os manter. Os três porquinhos tiveram, então, de ir procurar a sua sorte. Cada um seguiu por seu caminho. O primeiro decide construir uma casa de palha, o segundo, uma casa de tojos e o terceiro, uma de tijolos. Entretanto, aparece o lobo que, esganado de fome deita com um sopro a casa de palha abaixo e come o primeiro porquinho. Vai à casa de tojos e, soprando-a consegue deitá-la por terra, comendo o segundo porquinho. Dirige-se à terceira casa, a de tijolos, tentando, com um valente bufo derrubá-la. Porém, a casa de tijolos era resistente. O lobo empreende, então, três estratagemas para conseguir tirar o porquinho de casa e assim conseguir comê-lo. O porquinho da casa de tijolos não se deixa cair nas artimanhas do lobo, acabando por ser ele a enganá-lo.
 
A narrativa desenrola-se por meio de cinco bonifrates que interpretam as personagens principais; uma porca, três porquinhos e um lobo. Estes cinco elementos serão coadjuvados por outras quatro personagens que representam o ser humano, em contracena direta, ator e ser inanimado. O espetáculo vem recuperar a tradição da escrita em verso, colocada ao serviço da música e do canto ao vivo, para neste estilo ser contada a história de 3 Porquinhos. Inspirado na tradição bonecreira portuguesa, fomos à procura dos materiais usados, os quais se resumem ao tecido e à madeira. Para a construção dos nossos bonifrates seguiu-se a técnica das matrafonas (bonecas de trapos costuradas com restos de tecidos), adaptando-a a partir daí ao boneco de teatro. Os elementos cénicos, de linhas depuradas servem o jogo na sua sugestão e complementaridade do contar desta história.

OS 3 PORQUINHOS
Teatro musical com marionetas .
Jangada Teatro

18 de março 
Auditório do Centro Cívico de Cortegaça  
16h00

Duração: 00h50  Faixa Etária: M/3

M.I.A. Mediação Interativa Artística

Mais

Organizador

Imaginar do GiganteÉ uma estrutura criativa de serviços artísticos e culturais, tendo como principais áreas de atuação as artes performativas contemporâneas para crianças. A nossa linha de trabalho tem explorado novos processos criativos, de textos a novas imagens, no campo da estética teatral para crianças. Acreditamos no laboratório artístico para crianças e na investigação sobre estéticas artísticas que possam abordar os fundamentos básicos da liberdade, o nosso maior tesouro da imaginação, de crescer a brincar. Acreditamos que o estudo de novas modalidades estéticas híbridas e imersivas, ambientais e tecnológicas poderão transformar o que chamamos de criança do futuro. A nossa equipa central tem trabalhado com crianças em vários locais de Portugal, São Tomé e Príncipe, Mali, Guiné-Bissau, Moçambique, entre outros países. Prestamos um serviço público com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de educação artística e de formação teatral bem como aproximar as crianças às artes performativas contemporâneas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X
X