maio, 2024
17mai(mai 17)9:00 pm23(mai 23)10:30 pmO Rapto da Rainha VitóriaTEATRO ESTÚDIO FONTENOVA
Detalhes do Evento
Em Durban, na então colónia inglesa de Natal, Paciência, a criada moçambicana do cônsul português Miguel Rosa, está sozinha em casa na lida doméstica quando recebe uma visita
Detalhes do Evento
Em Durban, na então colónia inglesa de Natal, Paciência, a criada moçambicana do cônsul português Miguel Rosa, está sozinha em casa na lida doméstica quando recebe uma visita inacreditável: a rainha Vitória, na companhia do escocês seu serviçal John Brown. A rainha britânica deseja felicitar o jovem Fernando Pessoa pelo prémio com o nome dela que ele foi nesse dia de 1903 receber à Universidade da Cidade do Cabo, na companhia da mãe e do padrasto. Mas Paciência é uma mulher expedita e sabe que, a essa data, a rainha Vitória já foi reinar para o outro mundo, faz dois anos. Portanto, que mulher é aquela que se quer fazer passar pela defunta soberana inglesa, e por que razão ali veio fazer tal visita? Um jogo de teatro em que a ficção cénica reescreve uma conjuntura histórica, inscrita no passado colonial africano, num conflito de poderes e de identidades étnicas.
O Rapto da Rainha Vitória
ESTREIA ABSOLUTA
TEATRO ESTÚDIO FONTENOVA
17 – 23 de Maio
Fórum Municipal Luísa Todi
21:00
18 de Maio · sessão com Língua Gestual Portuguesa
19 de Maio · 16:00
20 de Maio · 11:00 · espetáculo para escolas
21 de Maio · 15:00 · espetáculo para escolas
Duração: 90'
Faixa Etária: M/14
Mais
Hora
17 (Friday) 9:00 pm - 23 (Thursday) 10:30 pm
Organizador
TEATRO ESTÚDIO FONTENOVAO Teatro Estúdio Fontenova foi fundado em 1986 com o objetivo estatutário de trabalhar na ação e divulgação cultural. Profissionalizou-se em 2004 e conta com mais de 70 criações teatrais e para lá de 20 edições do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – “Festa do Teatro”. Desde o início o teatro tem sido a sua atividade principal, complementando-se por vezes com outras Artes. Acrescentando ao trabalho de pesquisa, experimentação e produção, tem desenvolvido projetos educativos com escolas e agrupamentos do concelho, promovido debates, oficinas de teatro, acolhimentos e residências artísticas. Com o intuito de estabelecer um conjunto de relações com a comunidade, outras estruturas e criadores o TEF também traduz e edita textos e obras literárias das peças que encena.