junho, 2023
30jun9:00 pm10:00 pmLST - Lisbon String Trio com Sofia Vitória

Detalhes do Evento
Depois de três discos editados – “Matéria” (2014), galardoado em 2015 com o prémio Carlos Paredes, “Lisboa” (2016), nomeado para a categoria de Melhor disco de 2016 pela
Detalhes do Evento
Depois de três discos editados – “Matéria” (2014), galardoado em 2015 com o prémio Carlos Paredes, “Lisboa” (2016), nomeado para a categoria de Melhor disco de 2016 pela Sociedade Portuguesa de Autores e “Aqui e Ali” (2020), com uma das canções “Ai mas ai de mim” (Tiago Torres da Silva/José Peixoto) interpretada por Cristina Branco a ser galardoada com um prémio atribuído pelos IPMA (International Portuguese Music Awards) na categoria “Best fado performance”, o grupo encerra um proveitoso ciclo.
Na inquieta continuação da exploração de uma linguagem que foi definindo e criou raízes, agora com uma formação renovada, o LST – Lisboa String Trio preparou um novo reportório e um novo disco para 2023. “Canções Concretas e Outras Histórias” é lançado nas plataformas digitais a 21 de Abril.
Da formação anterior mantêm-se dois músicos, José Peixoto (guitarra) e Carlos Barretto (contrabaixo). E a estes juntam-se o músico catalão Marc Planells (alaúdes, sitar e percussão) e, como convidada, Sofia Vitória (voz), na sequência de gratificantes colaborações anteriores com outras vozes (Cristina Branco, Maria Berasarte e Ricardo Ribeiro).
A sonoridade do grupo ganha novas matizes, explora novas direções, mantém a “localização cultural” e, sem perder de vista a matriz instrumental que caracteriza a sua música, para além das canções, conta com a capacidade de Sofia Vitória poder usar a voz como se de um instrumento se tratasse, graças ao seu background ligado ao jazz.
Canções Concretas e Outras Histórias
Este novo passo contempla 11 temas, das quais seis canções assinadas por José Peixoto são baseadas em inédita “poesia aberta” do autor João Monge, rompendo com o processo mais habitual de “música-letra”,
Esta construção, uma novidade nunca ensaiada na relação criativa destes dois autores, permite formas musicais mais “abertas” e mais abstratas o que as aproxima profundamente da própria raiz e identidade do LST.
Constam ainda do alinhamento temas de Carlos Barretto, Marc Planells e Sofia Vitória.
Novos e inexplorados territórios se abrem para acolher o novo futuro deste original grupo.
LST - Lisbon String Trio com Sofia Vitória 30 de junho Teatro Ibérico 21h00 Duração: 01h00 Faixa Etária: M/6
Mais
Hora
(Friday) 9:00 pm - 10:00 pm
Organizador
Teatro IbéricoTudo começou em 1981, quando um grupo de jovens atores, liderado por Xosé Blanco Gil, decidiu fundar a Associação Teatro Ibérico. Um acordo com o então Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra permitiu à associação estabelecer as suas atividades na Igreja do Convento de Xabregas. Em 2016, com a chegada da Cia. JGM a programação diversificou-se, o que permitiu cumprir um dos objetivos da CML e da Junta de Freguesia do Beato: “ter um grande teatro na Freguesia, com uma programação cultural regular”, afirmou João. A magnífica acústica e a arquitetura religiosa conferem ao espaço características únicas. O Teatro Ibérico dispõe de três espaços para o desenvolvimento das atividades: a sala de entrada, a qual dispõe de um bar; o Foyer, uma sala com cerca de 100 m2 onde se realizam as atividades de foro pedagógico e a sala de espetáculo, composta por uma plateia de 169 lugares e de um palco com cerca de 13.5 metros de largura e cerca de 10 metros de profundidade para área de representação. O espaço deverá, segundo o diretor, ser dedicado à criação e apresentação de propostas artísticas contemporâneas que preencham requisitos de originalidade, radicalidade e liberdade.bilheteira@teatroiberico.org, (+351) 927 510 092 , (+351) 218 682 531 Rua de Xabregas, nº 54 1900-440 Lisboa