abril, 2022

25abr(abr 25)6:30 pm30(abr 30)8:00 pmGIGANTES INVISÍVIES7º encontro literário para os mais novos leitores

Detalhes do Evento

GIGANTES INVISÍVEIS
7º Encontro Literário Para Os Mais Novos Leitores 2022

Entrada Livre

25 e 30 ABRIL 
14.30h > 18.30h 
Público em Geral 

26 a 29 ABRIL 
9.30h > 12.30h  
Público Escolar 
 
Parque Ambiental do Buçaquinho, Esmoriz / Cortegaça OVAR

Faixa Etrária: M/3

O mundo gigante dos livros, interage com vários formatos da literatura contemporânea para crianças, que a partir de espetáculos de teatro, música, dança, imagem ou performances, descobrimos um livro, um autor, uma obra e um artista. Um encontro literário onde um parque ao ar livre nos leva a viajar pelos mundos inimagináveis…

25 de Abril

Público Geral – 14:30

Sessão de abertura.

​15:30

HIPPOS TEATRO VISUAL

Zum Zum Teatre ES

Num mundo onde animais e pessoas convivem diariamente, abordamos alguns hipopótamos, numa viagem dinâmica que pode ser uma fábula, uma metáfora ou uma reflexão sobre a humanidade animal.

16:30

THE POETS AND DRAGONS SOCIETY EDITORA CONVIDADA

Projeto literário com duas faces. A primeira tem a sua génese na ideia de celebrar a excelência da poesia e fomentar a criação e dedicação poéticas em língua portuguesa. A segunda tem origem no primeiro contacto dos mais novos com o livro e assenta na promoção da literatura e ilustração do livro infantil através do ato de contar histórias e da mediação de leitura.

Quem nos vai contar isto tudo são a ELISABETE e o DINIZ, mentores deste belíssimo projeto literário.

17:30

TALVEZ UM CÃO LEITURA

Contado pela  ISABEL PEIXEIRO, escritora e mediadora de leitura e escrita.

Adora passar os dias a experimentar a leitura e a escrita com miúdos e graúdos e jura a pés juntos que as histórias são um fator de crescimento. Sempre que pode, deixa-se ficar a ouvir o mar, de olhos fechados, para que a imaginação voe mais alto.

PERMANENTE

ILUSTRAÇÃO E NARRATIVA VISUAL OFICINA

Um jogo de palavras encontradas ao acaso irá levar-nos a criar uma rápida narrativa e a construir um pequeno cenário com papel, recortes, desenhos, colagens e surpresas a meio do caminho. Orientado por CARLO GIOVANI, designer gráfico e ilustrador.

ÁRVORE INSTALAÇÃO

O ar que a Árvore ocupa sugere-nos espaço. Proposta de transformar o espaço público e envolvê-lo com olhares, perguntas, divagações e pensamentos.

MEDONHOS EXPOSIÇÃO

Ilustrações originais do projeto, O Grande Lago, ilustrado por CÁTIA VIDINHAS

26 a 29 de Abril

9:30 às 12:30 Escolas 4º Ano 1º Ciclo

LENDA DAS AMENDOEIRAS EM FLOR CONTO

Teatro Extremo

Um espetáculo que o Teatro Extremo criou com o objetivo de reavivar a memória dos tradicionais contadores de histórias, despertando o imaginário das crianças para novas leituras.

No reino árabe do Algarve, uma princesa padece de uma doença estranha. Um sábio e poeta descobre que a causa dessa doença é a saudade que a princesa sente da sua terra natal.

ESTE É O LOBO CONTO

Kamishibai

Com palavras simples e belas ilustrações, Alexandre Rampazo faz-nos regressar a um mundo onde nos confrontamos com personagens clássicas da nossa infância. Sobre a maravilhada amizade que nos prende e que nos deixa sem respirar até ao último instante.

Contado por RAQUEL ALMEIDA, apaixonada por livros, crianças e pela magia das viagens literárias.

Kamishibai  (kah-mee-she-bye) é uma forma de contar histórias com origem no Japão. Estas consistem em cartões robustos, maravilhosamente ilustrados.

A MÁQUINA DE PÁSSAROS OFICINA

A Máquina de Pássaros é uma performance de ilustração em que crianças interagem com uma máquina completamente analógica que emula uma interface digital com o objetivo de criar e libertar um pássaro.

CORRER RISCOS OFICINA

Para correr riscos é preciso arriscar. Pode ser muito perigoso, mas se tivermos música a desorientar, o risco pode aumentar. E é isso mesmo que pretendemos fazer, muitos riscos!

ESPUMA DO MAR OFICINA

Vamos colocar os búzios nas orelhas e escrever uma carta ao Espuma Do Mar. Um áudio conto para ouvir, estar e dar voz ao movimento.

30 de Abril

Público Geral

14:30

MARIA JOÃO VIEGAS e CARLO GIOVANI LIVRO

Apresentação de um livro acabadinho de chegar ao mundo.  Nesta sessão com os autores podemos conversar e fazer perguntas difíceis.

15:30

UNA MANZANITA UN MANZANO TEATRO DE PAPEL

De Paper ES

Aran deu uma mordida numa maçã e dentro encontrou um tesouro, uma pequena semente que, com a ajuda da terra e da chuva, se tornará uma bela macieira.

Cadernos e canções populares mostram-nos o ciclo da vida e o incrível mundo das plantas. Um espetáculo de teatro de papel muito delicado para apreciarmos a poesia das coisas simples.

16:30

ILUSTRAÇÃO E NARRATIVA VISUAL OFICINA

Um jogo de palavras encontradas ao acaso irá levar-nos a criar uma rápida narrativa e a construir um pequeno cenário com papel, recortes, desenhos, colagens e surpresas a meio do caminho. Orientado por CARLO GIOVANI designer gráfico e ilustrador.

17:30

MARIA JOÃO VIEGAS  LEITURAS

Gosta de ler, escrever e contar histórias. Vem falar de coisas que a encantam, que lhe enchem o coração e a fazem feliz.

Horário:  

25 e 30 de Abril- 14:30 _ 18:30 Público em Geral  

26 a 29 de Abril- 9:30 _ 12:30  Público Escolar 

ENTRADA LIVRE até à lotação do espaço

Câmara Municipal de Ovar Praça da República 3880 – 141 OVAR Tel: 256 581 300 Parque Ambiental do Buçaquinho Rua do Buçaquinho | 3885-526 Esmoriz Long. 8º 38′ 19,738” W | Lat. 40º 57′ 00,985” N Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar e-mail: ecolinha@cm-ovar.pt

Ficha técnica:

Direção Artística_ Pedro Saraiva Serviço Educativo_ Elsa Martinho Produção Executiva_ Andrea De Gabriel Vega Apoio à Produção_ Mária Brandão e Tânia Pinto Assessoria de Imprensa_ João Arezes Fotografia de Cena_ Mário Costa Design_ Anabela Dias

Mais

Organizador

Imaginar do GiganteEstrutura de criação de serviços artísticos e culturais, tendo como principais áreas de atuação as artes performativas contemporâneas para crianças e a edição de objetos de leitura.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

X
X