abril, 2023

Detalhes do Evento
O mundo gigante dos livros interage com vários formatos da literatura contemporânea para crianças. A partir de espetáculos de teatro, música, dança, imagem ou performances, descobrimos um livro,
Detalhes do Evento
O mundo gigante dos livros interage com vários formatos da literatura contemporânea para crianças. A partir de espetáculos de teatro, música, dança, imagem ou performances, descobrimos um livro, um autor, uma obra e um artista. Um encontro literário onde um parque ao ar livre nos leva a viajar pelos mundos inimagináveis dos livros.
PROGRAMA
25 ABRIL Dia da Liberdade
14:30 I ABERTURA
Entidades Oficiais
15.30 I GIVE IT A SPIN
Dança e música I Pisando Ovos (Espanha)
O que acontece quando um espaço se funde com música e movimento? Num estado puro e minimalista, um DJ encontra uma bailarina, num diálogo sem palavras, rico na repetição e na transformação do movimento em som. Um encontro de corpos que resistem até na forma de um abraço contínuo. Give it a Spin é um projeto que reflete sobre as imagens e atitudes de nossos tempos, um anti-duelo na busca de uma nova linguagem artística.
16:30 I O OLHAR (CURIOSO) DAS COISAS
Oficina Burilar Processos Criativos
Este projeto nasce de um desejo de aproximar a prática do desenho à do caminhar em meio natural e inspira o seu nome numa das obras de Ana Luísa Amaral (1956-2022). Podemos ir à procura das plantas e aromas próprios deste lugar, podemos dançar com as sombras ou experimentar as matérias que produzem pigmentos… Podemos dedicar um dia ao vento e ver como ele leva e traz vida, ou descobrir os insetos, as aves e outros bichos que aqui habitam. Sendo 25 de abril, iremos celebrar a nossa liberdade!
17:30 I MEDONHOS
Exposições Ilustração CLAÚDIA SALGUEIRO E CARLO GIOVANI
26, 27 e 28 ABRIL Público Escolar
9H30 às 12H30
ISTO É TUDO INVENTADO
Dança e Teatro I Imaginar do Gigante
Uma estrela caminhava pela estrada do Reino, quando encontrou junto à margem um viajante intergaláctico. Olhou para ele e ele olhou para ela. No início só comunicavam por dimensões astronómicas. Como não existe definição exata entre o reino da Terra e o reino do espaço, juntaram as suas partículas e deram um abraço. Espetáculo de dança e teatro com objetos, sobre o espaço, as galáxias e os movimentos da rotação da terra…
O MUNDO AO CONTRÁRIO
Oficina I Chapa Azul
Rolhas, esponjas, elásticos, tintas e velhas radiografias servirão de pretexto e desafio à criatividade e à criação de imagens. Em um suporte de papel quadrado, os participantes serão desafiados a explorar matrizes em estêncil para a realização de um módulo, que será reproduzido sucessivamente até transformar-se em um padrão bastante original e pessoal.
ALICE NO JARDIM *
Teatro e Conto I Teatromosca
O espetáculo “ALICE” é uma experiência teatral imersiva, inspirada no universo literário do escritor inglês Lewis Carroll (“Alice no País das Maravilhas” e “Alice do Outro Lado do Espelho”). Num cenário fantástico, que convocará um dos cinco sentidos ou vários sentidos em simultâneo. Manipulação de objetos e música ao vivo, interpretando algumas das mais reconhecidas personagens dos textos de Carroll, guiando os espetadores num espaço onde reina o absurdo e o estranho, feito de sons, cores, texturas e aromas, e onde os adereços de cena podem ser explorados pelo público, apelando sempre a formas diferentes de sentir e de agir. apenas nos dias 27 e 28 abril
BD
Oficina I Chapa Azul
Proposta de trabalho baseada na BD e a sua linguagem gráfica. Desafia-se o grupo a explorar o universo da Banda Desenhada, através da sua sequência de imagem, movimento, signos gráficos e onomatopeias. O resultado dessa aventura gráfica será uma BD recheada das aventuras mais variadas que a imaginação conseguir. Depois de muitas impressões com carimbo, criação de textos e narrativas com marcadores coloridos, cada um irá levar para casa um BD com encadernação instantânea e muito original.
TANTA GENTE, TANTAS CARAS
Oficina I Chapa Azul
Atividade divertida e colorida, onde se pretende explorar o mundo mágico de produção de múltiplos, onde cada participante irá idealizar a cara mais divertida que quiser. Com esta proposta pretende-se também sensibilizar para a diversidade étnica e cultural, cada dia mais presente na realidade das crianças. Como resultado, cada um irá levar para casa um poster, em formato A3 com a sua produção, podendo também explorar o mundo da tipografia e dar um título ao trabalho realizado.
O MUNDO AO CONTRÁRIO
Oficina I Chapa Azul
Rolhas, esponjas, elásticos, tintas e velhas radiografias servirão de pretexto e desafio à criatividade e à criação de imagens. Em suporte de papel quadrado, os participantes serão desafiados a explorar matrizes em estêncil para a realização de um módulo, que será reproduzido sucessivamente até transformar-se em um padrão bastante original e pessoal.
COMBINAR E CRIAR
Oficina I Chapa Azul
Algumas formas muito disformes, recortadas em plástico transparente, desafiam os participantes. Elas querem ser alguma coisa para além de simples recortes…. cabe a imaginação de cada criança dar-lhes outra vida, para isso terá de combiná-las, pintá-las, fazer desenhos com os dedos ou cotonetes e depois transferi-las para suporte de papel.
29 ABRIL Dia Mundial da Dança
14.30 I À CONVERSA COM O AUTOR
OLINDA BEJA (São Tomé e Príncipe)
Apresentação do livro “Chão de Canela”, com música ao vivo.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos de Português-Francês, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui o Diploma Superior de Hautes Études da Alliance Française. Para além de escritora, Olinda Beja é professora do ensino secundário, bolseira do Centro Nacional de Cultura, Comendadora dos Países Irmãos Brasil-S.Tomé e Príncipe; contadora de estórias, dinamizadora cultural. Atualmente é professora de Língua e Cultura Portuguesa em Lausanne (Suiça) onde reside.
AMADU DAFÉ (Guiné-Bissau)
Nasceu na Guiné-Bissau. Reside há seis anos em Portugal, licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Univ. de Lisboa. Vencedor de duas edições do Prémio Literário José Carlos Schwarz, organizado pelo Centro Cultural Brasil/ Guiné-Bissau, como 1º classificado na Categoria de Conto, em 2015 e 2017. Em 2012 venceu o Prémio Literário Internacional Conto Infantil–Matilde Rosa Araújo, organizado pela Câmara Municipal da Trofa. Tem duas obras publicadas: Magarias (2017) e Ussu de Bissau.
Moderadora I VIRGÍNIA MILLEFIORI
16.30 I ISTO É TUDO INVENTADO
Dança e Teatro I Imaginar do Gigante
Uma estrela caminhava pela estrada do Reino, quando encontrou junto à margem um viajante intergaláctico. Olhou para ele e ele olhou para ela. No início só comunicavam por dimensões astronómicas. Como não existe definição exata entre o reino da Terra e o reino do espaço, juntaram as suas partículas e deram um abraço. Espetáculo de dança e teatro com objetos, sobre o espaço, as galáxias e os movimentos da rotação da terra…
17.30 I LANÇAR UM LIVRO
Isto é Tudo Inventado de PEDRO SARAIVA e CARLO GIOVANI
30 ABRIL
14:30 I À CONVERSA COM O AUTOR
CLAÚDIA SALGUEIRO (Portugal)
Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Mestre em Design Gráfico e Projectos Editoriais pela mesma instituição.
Desde 2016 que participa em várias exposições, onde se destacam a Festa da Ilustração de Setúbal, a Uivo – Mostra de Ilustração da Maia ou a Bienal de Vila Nova de Cerveira. Em 2018 recebeu o 1º Prémio no 11º Encontro Internacional de Ilustração de São João da Madeira. Em 2019 faz parte do colectivo vencedor do prémio de edição da Chili com Carne com a publicação “All Watched Over by Machines of Loving Grace”, nomeado para o Prémio de BD Alternativa no Festival Internacional de Banda Desenhada d’Angoulême. Colabora regularmente com publicações de carácter independente, onde ilustra principalmente artigos ligados à natureza e meio-ambiente. Trabalha e vive no Porto, entre o design, o desenho e a ilustração.
15:30 I REBELDE CARACOL
Leitura encenada/conto Burilar Processos Criativos
Partindo da História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, de Luís Sepúlveda, e com recurso a um simples dispositivo cénico, Rebelde Caracol é uma leitura encenada permeável a quem escuta, às suas perguntas e comentários. Um momento partilhado, como uma conversa entre amigos.
16:30 GERADOR DE IDEIAS
Oficina de Ilustração I CLAÚDIA SALGUEIRO
Como se pensa numa ilustração? Partindo de um tema vamos explorar e incentivar processos de criação de ideias. Vamos começar pela pesquisa e definiremos caminhos para procurar referências e elementos visuais. Como pesquisar? Onde procurar ideias? Vamos descobrir como criar conceitos e metáforas através da associação de palavras e perceber como estas reagem em relação com as imagens.
EM PERMANÊNCIA Exposição de Ilustração e Feira de Livros e Objetos de Leitura.
25, 29 e 30 abril com interpretação em língua gestual portuguesa
GIGANTES INVISÍVEIS . 8º Encontro Literário Para Os Mais Novos Leitores Imaginar do Gigante 25 a 30 de abril PARQUE AMBIENTAL DO BUÇAQUINHO / ESMORIZ, CORTEGAÇA – OVAR HORÁRIO: 25, 29 e 30 abril Público Geral: 14h30 — 18h30 Público Escolar: 26, 27 e 28 abril 9h30 — 12h30 Entrada livre Faixa Etária: M/3
Mais
Hora
25 (Tuesday) 2:30 pm - 30 (Sunday) 6:30 pm
Organizador
Imaginar do GiganteÉ uma estrutura criativa de serviços artísticos e culturais, tendo como principais áreas de atuação as artes performativas contemporâneas para crianças. A nossa linha de trabalho tem explorado novos processos criativos, de textos a novas imagens, no campo da estética teatral para crianças. Acreditamos no laboratório artístico para crianças e na investigação sobre estéticas artísticas que possam abordar os fundamentos básicos da liberdade, o nosso maior tesouro da imaginação, de crescer a brincar. Acreditamos que o estudo de novas modalidades estéticas híbridas e imersivas, ambientais e tecnológicas poderão transformar o que chamamos de criança do futuro. A nossa equipa central tem trabalhado com crianças em vários locais de Portugal, São Tomé e Príncipe, Mali, Guiné-Bissau, Moçambique, entre outros países. Prestamos um serviço público com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de educação artística e de formação teatral bem como aproximar as crianças às artes performativas contemporâneas.