dezembro, 2023

02dez9:30 pm10:50 pmBARBO: SALVAR GAIA RUMO A YODTeatro Estúdio Fontenova

Detalhes do Evento

“Barbo, salvar Gaia rumo a Yod”, um texto original escrito para o Teatro Estúdio Fontenova, de Armando Nascimento é a nova produção do Teatro Estúdio Fontenova com encenação de José Maria Dias. Esta obra foi motivada pelo conto de ficção científica “Barbo” de Natália Correia publicado em 1968.
A extrema pertinência desta narrativa distópica da autora desafiou-nos à criação deste espetáculo “ Barbo, salvar Gaia rumo a Yod”.
A emergência climática que vivemos, acompanhada pela crise de recursos vitais que sustentem a população humana, a disfunção das sociedades e a ameaça bélica de destruição à escala planetária, bem como a interrogação acerca de civilizações inteligentes algures no cosmos, são realidades dos nossos dias que descobrem uma peculiar ressonância na fábula original e futurológica de Natália, escolhida para assinalarmos o centenário do nascimento da escritora.

Barbo é a pessoa escolhida para empreender uma viagem espacial ao encontro do planeta Yod, no coração da galáxia, habitado por uma cultura tecnologicamente mais avançada do que a humana, os yodetas, com os quais espera Barbo colher ensinamentos para combater a situação ambiental terrestre, que coloca em risco a sobrevivência humana na Terra

Mais

Hora

(Saturday) 9:30 pm - 10:50 pm

Organizador

TEATRO ESTÚDIO FONTENOVAO Teatro Estúdio Fontenova foi fundado em 1986 com o objetivo estatutário de trabalhar na ação e divulgação cultural. Profissionalizou-se em 2004 e conta com mais de 70 criações teatrais e para lá de 20 edições do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – “Festa do Teatro”. Desde o início o teatro tem sido a sua atividade principal, complementando-se por vezes com outras Artes. Acrescentando ao trabalho de pesquisa, experimentação e produção, tem desenvolvido projetos educativos com escolas e agrupamentos do concelho, promovido debates, oficinas de teatro, acolhimentos e residências artísticas. Com o intuito de estabelecer um conjunto de relações com a comunidade, outras estruturas e criadores o TEF também traduz e edita textos e obras literárias das peças que encena.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X
X