novembro, 2023

10nov9:30 pm10:30 pmA RuivaTeatro Estúdio Fontenova + A Companhia João Garcia Miguel

Detalhes do Evento

A Ruiva é uma mulher bonita, motivo de grande cobiça e atenção. Cresceu, desenvolveu-se, casou, desiludiu-se. Podia ter seguido uma vida normal. Mas escolheu não o fazer e essa foi a sua desgraça.
Através dela abordamos, a um só tempo, matérias ancestrais e profundamente atuais: a dicotomia feminino-masculino, as relações de poder que tendemos a exercer uns sobre os outros e a forma como, agora e no passado, escolhemos equilibrar os princípios socialmente aceites com a nossa busca interior por liberdade. A Ruiva simboliza muitas outras figuras, sobretudo femininas, que transmitem essa ideia de que há algo em nós que nos conduz a um animal interior, a uma força de fogo, a uma força ruiva, que nos impele à liberdade. Esse ‘algo’ é o corpo. A forma como o usamos e deixamos usar condiciona-o enquanto instrumento de poder. E levá-lo ao limite, à falência, à morte, pode significar ultrapassar os limites da própria cultura e ordem social vigentes. Este é um espetáculo sobre anseios e sobre a nossa capacidade de nos modificarmos em função desses anseios. Uma reflexão aberta, sem nenhuma conclusão para além de que este assunto é um assunto que nos importa valorizar.
Este espetáculo integra um projeto mais lato em curso n’ A Companhia João Garcia Miguel no qual se procura estabelecer uma relação com o passado histórico. A Arte de ser Português é um projeto que parte do título do poeta português Teixeira de Pascoais para refletir sobre um conjunto de figuras maiores das nossas artes, letras e sociedade civil procurando, através das artes, encontrar novas formas de diálogo com o passado. Esta é uma cocriação entre A Companhia João Garcia Miguel e o Teatro Estúdio Fontenova.
A RUIVA foi escrita a partir dos textos A Ruiva, de Fialho de Almeida, Em Tempo de Guerra e Histórias Maravilhosas da Tradição Popular Portuguesa, de Ana de Castro Osório e notícias dispersas sobre a morte de Mariana Torres.

A Ruiva
Teatro Estúdio Fontenova + 
A Companhia João Garcia Miguel 

10 de novembro 
Teatro Miguel Franco
21:30

Duração: 01h00  Faixa Etária: M/14
Espetáculo apoiado por: DGARTES/ RTCP

©Inês Monteiro Pires

Mais

Organizador

TEATRO ESTÚDIO FONTENOVAO Teatro Estúdio Fontenova foi fundado em 1986 com o objetivo estatutário de trabalhar na ação e divulgação cultural. Profissionalizou-se em 2004 e conta com mais de 70 criações teatrais e para lá de 20 edições do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – “Festa do Teatro”. Desde o início o teatro tem sido a sua atividade principal, complementando-se por vezes com outras Artes. Acrescentando ao trabalho de pesquisa, experimentação e produção, tem desenvolvido projetos educativos com escolas e agrupamentos do concelho, promovido debates, oficinas de teatro, acolhimentos e residências artísticas. Com o intuito de estabelecer um conjunto de relações com a comunidade, outras estruturas e criadores o TEF também traduz e edita textos e obras literárias das peças que encena.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X
X