maio, 2022

26mai(mai 26)9:30 pm11jun(jun 11)10:40 pmA CADEIRAa bruxa TEATRO

Detalhes do Evento

Aqui não há espaço para heróis. Ela, Alice, não é de forma alguma um modelo e, Billy, o adulto (menino) que ela salvou do sistema e o converteu em filho, é uma vítima, sem noção real da sua sorte. Tendo vivido 26 anos fechado num quarto, durante os quais, apesar de lhe ter crescido o corpo, não conseguiu tornar-se adulto, Billy continuou ingénuo. O mundo, ele ‘conhece-o’ apenas através da janela da sala, ou das projeções que idealiza e desenha após se inspirar nalgum recorte de jornal, ou ainda de ter ouvido o que a sua mãe lhe conta.
Para os sistemas desumanos, a ingenuidade dos seus cidadãos é uma graça. As imagens por eles forjadas, passam a ser as imagens que cada indivíduo deverá absorver, para a partir daí pensar o mundo.
É precisamente por ingenuidade que Alice, um dia, ao imaginar numa prisioneira, a sua mãe, sai à rua. Porém, o leitmotiv que a faz descer à rua assume outras proporções: a mulher a quem quer ajudar e o soldado que a guarda, sem saberem porquê, têm um destinado inesperado. Uma mulher que poderia ter sido sua mãe, um soldado que poderia ter sido … que interessa isso num sistema sem cara?

Autor: Edward Bond
Tradução: António Henrique Conde
Encenação: Paulo Alves Pereira
Cenografia e Figurinos: Luís Santos
Desenho de luz: Renato Machado assistido por Duarte Banza
Operação de luz e som: Henrique Martins
Com: Concha, Duarte Banza, Elsa Pinho e Figueira Cid

A CADEIRA
a bruxa TEATRO

26 de maio a 11 de junho 
(quarta a sábado)
a bruxa TEATRO - Évora
21h30

Duração: 01h40  Faixa Etária: M/16

Mais

Hora

Maio 26 (Thursday) 9:30 pm - Junho 11 (Saturday) 10:40 pm

Organizador

A bruxa TEATROA dramaturgia contemporânea é a base das produções/criações da 'a bruxa TEATRO' ('abT'). Questão que levanta muitas interrogações: afinal, o que é contemporâneo? Se contemporaneidade significa actualidade, significa tudo que se faz nesta nossa época, e de que época falamos? Desta década ou deste século? Quem determina o prazo e a duração do período considerado contemporâneo? Questões pertinentes para respostas difíceis e, provavelmente, inconclusivas. ​ O projecto 'abT' assenta na divulgação, pesquisa e exploração da mais recente dramaturgia contemporânea. A produção/criação teatral é o nosso domínio por excelência. Logo, as actividades propostas situam-se, exactamente, nesse campo do fazer teatral. Desde logo, a diferença, estilística e estética dos autores escolhidos. Com uma escrita diversificada e um posicionamento igualmente diverso sobre o fenómeno teatral, conferem ao projecto a diferença que a 'abT' tem procurado, ao longo destes quase dezanove anos de actividade ininterrupta. ​ No fundo um teatro político, poético e humano.(+351) 266 747 047 R. Eborim ex-celeiros da EPAC, Évora 7000-659

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

X
X